Cisco Araña (Espanha)

Cisco Araña (Espanha)
Cisco Araña (San Sebastian - país Basco / Zurriola)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014




ENTENDENDO UM POUCO DAS QUILHAS /FINS

Modelo/ Out line/Template
O modelo é o contorno ou a forma básica da nadadeira. Como barbatanas evoluiu historicamente, seus modelos tornaram-se mais estreitos, mais finos e mais acentuadas.

Área
Quando se discute a área da quilha , você está se referindo a toda a superfície de um lado da quilha da prancha de surfe. Este conceito afeta diretamente a pressão exercida por ela sobre a gua. A área esta mais ligada as curvas . Ondas maiores e maiores surfistas precisam de quilhas com mais área. Normalmente para ondas pequenas com pranchas pequenas  menos área na quilha é recomendavel, já para longboards a conversa pode mudar pois se utilizam  quilhas grandes e com bases grandes  para ondas pequenas ,justamente para os nose riders.
Em ondas maiores longboarders podem   variar com os estabilizadores lateraris

Rake /curvatura da quilha
O rake é a curvatura posterior da base à ponta. Alterações em rake fazem mudanças óbvias no montante de atrito, da quilha, portanto, afeta a velocidade de giro, tornando a prancha mais veloz ou mais lenta em suas manobras.

Flex/ flexibilidade
O flex descreve a pressão da quilha. Como a quilha é empurrada contra o fluxo da água, peso e atrito empurram a quilha de um lado para o outro, quanto menos flexibilidade uma quilha tem, mais ágil será a resposta da prancha, fazendo cuvas mais curtas e mais rápidas.
Quilhas com mais flex, por outro lado, tendem a reagir com sutis surtos de energia vindos de fora parece muito como as nadadeiras de um peixe, com movimentos de curvas mais longos.

Sweep/Varredura
Varredura refere-se a distancia e o tempo de resposta da quilha em suas viradas e curvas de retorno
Uma quilha com varredura maior tem  normalmente curvatura maior e portanto, abrange mais largura debaixo de água.
Isto prende a quilha em um caminho com mais estabilidade direcional fazendo a prancha demorar por mais tempo em suas respostas de curvas
Uma quilha de prancha que contém menos varredura abrange espaço menor lateralmente; Portanto, cria-se uma área de curva mais rápida e mais estreita.
Se voce esta procurando giros mais rapidos utilize quilhas mais estreitas, com menos varredura e se quer pranchas com mais estabilidade, utilize quilhas com mais varredura, ou seja, mais largas.

Base/Base
A base é a área maior de uma quilha. Uma base mais larga (como aqueles usados em longboards) são mais duras e mais difíceis de virar (especialmente em surfde indas pequenas).
Bases mais estritas= giros mais rapidos
  
Depth/Profundidade
A profundidade refere-se ao comprimento da quilha, ou seja, até onde a quilha se estende para baixo na água. Como princípio, isso afeta a estabilidade e controle a prancha.
Então mais profundidade = a mais estabilidade (e maior rigidez no giro).
  
Foil /Folha ou placa da quilha ou equilibrio da forma das pranchas de surfe
O Foil é uma palavra que se refere a duas coisas, as quilhas e  as pranchas de surf ,em termos de como elas se movem ou cortam através da água.
A maneira mais fácil de ver o foil é olhar as 3 quilhas de uma prancha convencional. Olhe para as quilhas do bica em direção a rabeta. Você verá que a quilha central é simétrica em sua espessura... Ambos os lados são iguais. Mas as quilhas laterais são asimetricas. O lado de dentro destas quilhas é plano. Se você imaginar o fluxo de água passando por elas, verá que é isto que direciona o fluxo de agua, mantendo o centro bem onde deveria estar (no centro) com água empurrando uniformemente de ambos os lados.
Pode-se dizer tambem que uma boa prancha ou uma boa quilha tem um bom foil , ou seja uma boa harmonia em sua forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário